Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

"Só perdemos uma eleição", afirma Roberto Tardelli.


3 de Outubro de 2016 - 13h12
Portal Vermelho 

"Só perdemos uma eleição", afirma Roberto Tardelli


Perdemos. Tomamos uma goleada. Perdemos com os votos dos mais ricos e dos mais pobres. Perdemos. Estamos com a cabeça inchada e ouvindo os rojões tucanos nos céus da cidade. Buzinaço tucano. Entrevista com o candidato tucano vencedor, ensaiando uma humildade que treinou no espelho.

Por Roberto Tardelli*, em sua página no Facebook


Justificando





De Roberto Tardelli:

"Perdemos. Tomamos uma goleada. Perdemos com os votos dos mais ricos e dos mais pobres. Perdemos. Estamos com a cabeça inchada e ouvindo os rojões tucanos nos céus da cidade. Buzinaço tucano. Entrevista com o candidato tucano vencedor, ensaiando uma humildade que treinou no espelho. 

Os amigos estão perplexos. São, na maioria, mais jovens e viveram os tempos de glória da esquerda no país, com quatro eleições presidenciais vitoriosas. 

Sou de outro tempo: sou de uma época em que comemorávamos como um gol a eleição de um único vereador, um único deputado, perdido, isolado, que “marcava posição” e que normalmente era um sucesso de crítica nos debates de esquerda. 

Lembro-me da existência de um partido oficial, a ARENA, que dava banhos de votos, os carros circulavam pelas ruas, sem ar condicionado, com platinado e tudo, ostentando um adesivo, BRASIL, AME-O OU DEIXE-O, majoritário amplamente. 

A esquerda tinha tão poucos representantes que havia um certo charme cult em ser amigo do cara da esquerda.

O discurso era o de sempre, a necessidade de preservação da ordem pública. Que era preciso mais polícia na rua, Maluf eternizou o ROTA NA RUAS, enchia um caminhão de votos só por isso. 

Resgatar os valores da família, seja lá o que fosse ou que for isso, rendia outros caminhões de votos, bem como jurar resgatar o respeito às leis e às instituições, derrotar o comunismo, garantir o direito das famílias de bem em andar pelas ruas. A palavra meritocracia só veio bem mais tarde.

Esse discurso voltou a penetrar na vida e na mente das pessoas. Claro, uma acusação seletiva ajudou muito, mas quem ganhou, venceu com o maior dos cabos eleitorais, o medo. 

Medo comum de pessoas comuns, honestas, trabalhadoras, que passam noventa por cento do dia preocupadas com as contas do mês. O cara tem um carrinho financiado, mas culpa o governo PT pelo valor da prestação e por aí vamos.

As pessoas não aceitam tão facilmente quebras de paradigmas, como o tratamento acolhedor de dependentes químicos, que, não faz muito, iam, sim, para o xilindró. 

Uniões homoafetivas chocam nossa moral católica e religiosa e associamos isso à quebra da unidade familiar.

 Faixas exclusivas de ônibus que transportam empregados e pretos, com primazia sobre os carros dos patrões, causam embrulhos de estômago de quem precisa acordar cada vez mais cedo para chegar ao trabalho, enquanto a faxineira passa por ele na faixa exclusiva do busão. 

Ciclovias são charmosas em Amsterdam, mas lá, não aqui. 

Limitar a velocidade no carrão a terríveis cinquenta, é motivo de ira santa.

 Essa coisa de cotas raciais é colocar o crime organizado dentro da Administração Pública, é baixar o nível das universidades, é comprometer o projeto de poder. 

Havia motivos para vingança, que veio a cavalo. Churchill perdeu. Bush foi eleito pelos votos americanos, enfastiados de ovos com bacon. 

A ARENA voltou, velha e renovada, velha e repaginada dela mesma, velha e propondo os mesmos medos históricos que nos atrasam atavicamente.  

Nós, a turma da esquerda, como sempre vamos continuar a sonhar, vamos continuar a prestigiar nossos poucos eleitos como se fossem muitos – e serão.

 Vamos continuar a propor um Brasil mais solidário, mais igual, mais fraterno, mais pluralista, mais acolhedor, vamos continuar a combater preconceitos, vamos continuar a combater estereótipos, inclusive os nossos. Vamos continuar a apanhar da tropa de choque.

São mais dois anos. Até lá, nos ajuntaremos de novo. Só perdemos uma eleição. Apenas uma eleição.
Nossos sonhos continuam valendo.

Beijos a todos."


Nenhum comentário:

Postar um comentário