Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Lavenère: “Esta é uma das páginas mais tristes de nossa história

Portal Vermelho
31 de Agosto de 2016 - 15h57 

Lavenère: “Esta é uma das páginas mais tristes de nossa história”


Para o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcelo Lavenère, o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, nesta quarta-feira (31) é “uma das páginas mais tristes” da história brasileira. “Até as pedras do caminhos sabem que os senadores consolidaram um golpe”, disse. Coautor da ação que afastou o ex-presidente Fernando Collor, ele destaca a diferença entre os dois impedimentos e prevê dois anos de muita turbulência pela frente.

Por Joana Rozowykwiat


 

 

“A crônica de uma morte anunciada”. Assim ele classificou o desfecho do impeachment no Senado. “Sabíamos que a maioria dos senadores estava disposta a cometer um golpe, que foi perpetrado hoje. Eles próprios sabem que são golpistas”, afirmou.

Lavenène não viu com bons olhos a separação da votação no Senado, que findou por cassar o mandato da presidenta e não os seus direitos políticos. Para ele, trata-se uma tentativa de colocar certo verniz na ilegalidade. 

“Não acho que eles [os senadores] foram generosos ou tiveram um mínimo de consciência. Penso que foi mais uma armadilha, porque, certamente, a maioria do Senado vai querer usar essa decisão para justificar a primeira, dizer que não havia nenhuma ideia pré-concebida de cassar a presidenta, tanto que reconheceram que ela não deveria ter os direitos cassados”, opinou.

O advogado, contudo, entende que essa decisão deverá ser usada, sim, para “escancarar a ilegalidade” do impeachment. “Em uma decisão normal, só se cassaria o mandato se houvessem ali crimes da pior espécie. E quem comete crimes da pior espécie não pode ter os direitos políticos assegurados”, defendeu, reforçando a tese de que a presidenta foi cassada sem que tenha havido crime de responsabilidade.

Para salvar Cunha?

De acordo com ele, também não é “desprezível” a hipótese de que tal separação passe de uma articulação para livrar o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, da cassação de seu mandato. 

“Há uma dúvida, que não é desprezível, a respeito de um movimento do governo Temer e de alguns senadores de preparação para não cassar o mandato de Cunha, (...) que já está comprometido com a propina e a desonestidade”, apontou. 

A ideia seria alegar, mais à frente, que assim como Dilma perde o mandato, mas preserva os direitos políticos, Cunha poderia ter deixado a presidência da Câmara, mantendo, contudo, sua cadeira na Casa. “De gente sem critérios, que condena um inocente, podemos esperar tudo, inclusive ataques aos direitos e às garantias que até hoje o povo teve”.

Lobo em pele de cordeiro

Segundo o advogado, o país passa por um momento “muito duro”, “uma das páginas mais tristes de nossa história recente”, algo agravado pela forma nebulosa como o golpe ainda se apresenta para alguns.

“Nos acostumamos a ter, na nossa história, inimigos que se declaravam inimigos, lobos com cara de lobos. E, agora, temos uma dificuldade adicional que é o inimigo disfarçado. Um inimigo que nos ataca, que nos viola, alegando que está fazendo em nossos benefício. E que consegue iludir parte da população, ajudado por uma mídia oligopolizada, mercantilizada, golpista, que é o porta voz dessas elites. É uma página muito dura”, lamentou.

Segundo ele, será preciso, primeiro, “tirar a pele de cordeiro, para deixar que a dentadura e as garras do lobo apareçam”. 

Collor x Dilma

Protagonista do afastamento do ex-presidente Collor, Lavenère frisa que a decisão de 1992 em nada se assemelha ao que se passa hoje. E prevê que o dia seguinte ao impeachment será muito mais difícil agora que naquela época.

“Quando ocorreu com Collor, o país todo se sentiu aliviado, representado naquela decisão, foi algo festejado. Hoje, o Brasil tem uma pequena parte das elites que se regozija pelo golpe que urdiu; uma grande parte da população que chora, vê a dificuldade que se avizinha e tudo de tenebroso e indigno que aconteceu; e outra parte que está sem saber como reagir, anestesiada pelo que a mídia golpista diz”, assinalou.

Segundo ele, contudo, para estes últimos, a ficha deve cair em breve, assim que as medidas apresentadas pelo governo interino começarem a ter efeito, cortando direitos e garantias constitucionais. “Vão saber quando começarem a sentira na pele os ataques”, disse, citando, por exemplo, segurados da Previdência, trabalhadores, os que dependem da saúde e da escola pública.

Lavenère enxerga um horizonte de muitas dificuldades para o país, mas também para a gestão de Michel Temer, que assumirá o lugar de Dilma. “O governo deixará de ser interino, mas continuará golpista e vai ter grandes dificuldades. Vejo os próximos dois anos como de muita turbulência. E quem sabe o próprio governo, frágil e ilegítimo, não vá se segurar, porque tem pés de barro”, colocou.

O advogado disse ainda que, contra os retrocessos que Temer já sinalizou mesmo na gestão provisória, haverá reação. “Usaremos todos os caminhos para resistir ao desmonte que, desde a posse como interino, o governo leva adiante. Vamos defender nossos direitos e nossas riquezas, como o petróleo, o pré-sal”, encerrou.


 Do Portal Vermelho




Versão Clássica

Portal Vermelho: Rua Rego Freitas, 192 - 4º andar. Centro - São Paulo - SP - CEP 01220-010 - Tel.: (11) 3054-1837

Nenhum comentário:

Postar um comentário