Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de março de 2015

Alguém respondendo ao ódio fundamentalista de um deputado federal...

Recebi de um colega advogado a interessante reflexão sobre o beijo das duas personagens femininas na novela e a nota intolerante e preconceituosa de grupo religioso fundamentalista. 
Autoria desconhecida, até o momento, posto aqui, pela relevância da argumentação e reflexão sobre o tema. 

blogdoorro 22/03/2015

--------

1. Por que ressaltar, no documento, a idade das atrizes?
 Por acaso, idosos não têm sexualidade?
 Idosos não podem ser gays? As avós não podem ser lésbicas ou gays? 

Ou será que a 'revolta' está no fato de serem dois corpos 'velhos', que deveriam estar no seu lugar (escondidos, esquecidos, ignorados), mas que se colocaram em evidência?

 Se fossem duas atrizes jovens, poderia? Se fossem duas mulheres novas se beijando seria erótico?  Os machistas se sentiriam excitados (afinal, no imaginário machista duas mulheres - jovens e gostosas - transando, é erótico? Mas duas mulheres idosas é nojento?)

2. Em certas situações, é conveniente utilizar a palavra 'cristãos' pra angariar o maior apoio popular possível?

  Mas, na hora de chamar os católicos de idólatras e quebrar as imagens de Santos não? Inclusive, quebrar imagem de Nossa Senhora, ao vivo, na TV...

3. O reconhecimento da diversidade e das diferenças (de identidade, de gênero) é 'uma imposição', agora, a divulgação do preconceito, da discriminação, da intolerância é justo e desejável?

4. 'Outra forma de amar' agora é um modismo? Desde que há sociedade, há casos de homoafetividade. 

O próprio livro sagrado (deles) é cheio de referência a relações carnais entre iguais. Se formos pra antropologia, sociologia e história, temos uma infinidade de textos a informar sobre as relações homoafetivas e sexuais...

6. Então, 'familia' é algo natural? Que surge espontaneamente quando um homem e uma mulher transam e têm filhos? 

Se é natural, por que temos tantas famílias só sustentadas pelas mães, ou avós, ou crianças de rua, ou crianças nos orfanatos? 

Se vc tiver tanta preguiça depois de olhar pro lado, talvez possa ler sobre o passado e aí descobrirá que o arranjo de 'familia' mudou muito ao longo do tempo e que, portanto, família é um arranjo cultural e não natural.

5. 'Ideologia de gênero' é ideologia, as crenças religiosas deles não é uma ideologia? Seria 'verdade'?

 ... Ah, entendi. O que eu e meu grupo acreditamos é 'a verdade'.

 O que o outro acredita é 'ideologia'... 

Não, cara-pálida, não mesmo. Vivemos numa sociedade democrática. Não cabe a vc decidir sobre o que é verdade e o que é ideologia. Vá estudar (além da sua Bíblia e do espaço da sua igreja)

7. Se vc não respeita o direito do outro, vc não é simplesmente um  'conservador', vc é uma pessoa que prejudica a saúde das relações sociais, a sociedade democrática e de direito e impede que exista paz social.

8. O beijo de duas mulheres idosas é uma violência? O cartaz que agrediu a memória e a importância de Paulo Freire, não? 

A imagem dos bonecos de Dilma e Lula enforcados nas manifestações burguesas e brancas do dia 15/03, não? 

A suástica nos cartazes não é violência? 

A quantidade de pessoas que são assassinadas por serem gays (muitas vezes pelas próprias pessoas que transaram com esses gays) não é uma violência?

 9. 'Estupro moral' são só os comportamentos que contrariam seu fundamentalismo? Os comportamentos que vc pratica para agredir os direitos e a sociedade democrática, vc chama de quê?

10. Agora a Mídia é 'liberal' e deve ser censurada? Quando ela incita o golpismo para manipular a população nos dias que antecedem as eleições, o ódio à concepção de sociedade e de governo do PT, o preconceito regional contra os nordestinos e nordestinas, ela é o quê?

 11. Não devemos consumir os produtos que patrocinam essa novela (unhum, tá querendo usar a lógica do mercado pra defender seus interesses, né?), mas é a favor que as tvs devam continuar recebendo concessão pública para fazer proselitismo religioso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário