Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de junho de 2014

Brasil retira 22 milhões da pobreza, em cenário mundial adverso

O número de pessoas em situação de rua aumentou 13% entre 2013 e 2014. 

Ao contrário do que pensam os pessimistas de plantão, isso não aconteceu no Brasil - a triste realidade se verifica nas ruas de Nova Iorque, nosEstados Unidos

Por lá, 64 mil pessoas estão hoje em condição de sem-teto, maior número desde a Grande Depressão dos anos 1930.

No Brasil, graças ao conjunto de medidas que compõem o Plano Brasil Sem Miséria, 22 milhões de pessoas saíram da pobreza em apenas três anos. 

Ao todo, com a transferência de renda pelo Bolsa Família, um dos pilares do plano, 36 milhões de brasileiras e brasileiros estão fora da miséria

A maior parcela dos que deixaram essa condição são crianças – 8 milhões, de acordo com o balanço divulgado recentemente pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), que coordena o programa.

“Em um único ano, a queda da extrema pobreza chegou a 16%. No Nordeste, a redução foi de 21%. 

Tudo aponta para a manutenção do ritmo acelerado da queda, pois os dados oficiais ainda não refletem todas as inovações do Brasil Sem Miséria”, explicou a ministra Tereza Campello, quando divulgou os dados no início desse mês.

Como o Brasil sem Miséria foca o social e não apenas o econômico, além de garantir renda, o programa objetiva melhorias em educação, saúde e cidadania das famílias, além de objetivar a inclusão produtiva. 

Para se ter uma ideia, o governo federal repassou, para 1,6 mil prefeituras em todo o país,   R$ 120 milhões para executar o Programa Nacional de Promoção da Integração ao Mundo do Trabalho. 

O montante será utilizado para identificar, mobilizar e acompanhar a população de baixa renda no Sistema Único de Assistência Social (Suas), para que ingressem no mercado, seja por meio do microempreendedorismo, curso profissionalizante etc.

Ao todo, o Brasil sem Miséria reúne mais de 100 programas e ações integradas e tem entre seus resultados, além da redução da pobreza no país, um maior número de grávidas que começam o pré-natal antes das 12ª semana (60%) e um maior número de consultas desse tipo (50%). 

Brasil Sem Miséria: mudando a realidade dos que estão em situação de exclusão social e escrevendo um novo futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário