Pesquisar este blog

sábado, 15 de fevereiro de 2014


HOJE, 15 FEV, 14 H, É DIA DO CONCENTRA MAS NÂO SAI, NO MERCADO DA 74, BAIRRO POPULAR. SEM INGRESSO!


E OLHA SÓ QUE BELEZA A DIVULGAÇÃO DO CARNAVAL DOS AMIGOS NO BLOG DO ZÉ CARLOS....

VÃOBORAGENTE....





Carnaval dos Amigos será realizado no dia 22 de fevereiro

Grupo desfila até Parque Vaca Brava
Carnaval dos Amigos será realizado no dia 22 de fevereiro Carnaval dos Amigos será realizado dia 22 de fevereiro

José Carlos Camapum Barroso

Goiânia
 - Falta só um mês para o Carnaval dos Amigos 2014! Ainda bem que o tempo passa rápido. As coisas ruins vão se embora logo e as boas chegam depressinha. O Carnaval dos Amigos é a melhor festa carnavalesca da América Latina. No mundo só perde para o Carnaval das Ilhas de Cabo Verde, sobre o qual, eu já escrevi mal traçadas linhas no meu blog.

Há exatamente doze anos, em Goiânia, um grupo de amigos fazia renascer das cinzas o tradicional carnaval de rua, regado a muito chope, caipirinha, frevos e marchinhas. O Bloco dos Amigos saiu às ruas em fevereiro de 2003 e fez nascer o Carnaval dos Amigos, que com passar dos anos foi ganhando a adesão de novos foliões, chegando a ter cinco blocos desfilando pelas avenidas até desaguar no parque Vaca Brava.

Como ninguém é de ferro, o bloco criou a tradição de primeiro concentrar-se em um restaurante – no início foi o Flamingo e, mais recentemente, o clube Oliveiras Place –de meio-dia até o final da tarde, alimentando-se de feijoada e procurando hidratar-se bastante com chope e caipirinha (eventualmente, um pouco d’água).

Lá pelas 17h30, quando os foliões já estão devidamente aquecidos, uma bandinha de músicas carnavalescas, formada por trombones, saxes, tubas, clarinetas e instrumentos de percussão, faz a volta pelo salão e arrasta todo mundo ladeira abaixo.

E aí, meu amigo, seja o que Deus quiser! Até chegar no Vaca Brava, é muito samba, frevo e as tradicionais marchinhas carnavalescas. Por onde passa o Bloco dos Amigos, que leva chope na carroça e muita animação, recebe aplausos e ganha adesões. O bloco cresce e ocorre o milagre da multiplicação: junta-se aos blocos que aderiram ao Carnaval, e todos, embalados pelas bandinhas, vão desaguar no Vaca Brava, onde a festa continua noite adentro.

O bloco compôs suas próprias marchinhas e frevos. Começou com a marcha “Bloco dos Amigos”, que virou uma espécie de marchinha-enredo do grupo. Ela começa convidando o pessoal: “Venha dançar comigo, no Bloco dos Amigos, com chope e feijoada, marcha-rancho e batucada”. Depois, foram mais outros quatro grandes sucessos (inclusive, é bom avisar, os CDs estão esgotados).
Neste 2014, o Bloco dos Amigos, ostentando o título de ter resgatado o Carnaval de Rua em Goiânia, promete novidades. Os organizadores, Rener Bilac à frente, estão guardando segredo, mas prometeram que logo, logo, vão revelar tudo aqui no ZecaBlog. Enquanto isso, vamos ouvir a marchinha que consagrou o Bloco e foi composta por Jorge Luís Carvalho e este folião que escreve nestas páginas. Vamos ouvir também um samba-enredo pra esquentar os tamborins.
- See more at: http://www.aredacao.com.br/cultura/39485/carnaval-dos-amigos-sera-realizado-no-dia-22-de-fevereiro#sthash.skL53ufb.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário