Pesquisar este blog

domingo, 12 de maio de 2013

PEDAÇO DE MÃE

                                ... a saudade
                               é arrumar o quarto
                               do filho
                               que já morreu...
                                               (C.B.)


Do lamento da canção
vem a idéia bela e pungente
de que mãe se dá aos filhos
a cada um
aos pedaços.

Com a licença de todas as outras
vai a dedicatória desse dia das mães
àquelas mães em especial:
as mutiladas
as interrompidas
com rebentos delas arrancados
pedaços seus confiscados
em vinte e uma longas noites
da cruel tirania.

Vencidas as trevas
em dias que a democracia ilumina
sempre é preciso cantar
vivam Maria Rosa
Zuzu Angel
Dona Santa
Maria Campos.

Vivam seus filhos-heróis
Honestino
Stuart
Divino
Marco Antônio
e tantos outros
tombados na luta pela liberdade.

E em todo maio de todos os anos
há que ser lembrada a dor
dessas e de outras mães que já se foram
sem resposta dos filhos levados
postas no limbo da espera
por uma volta
uma carta
um pedaço de osso
um enterro digno
uma verdade, que seja.

Luiz Carlos Orro
12 maio 2013

VÍDEO

http://m.youtube.com/#/watch?v=JIFWpMzwUnc&desktop_uri=%2Fwatch%3Fv%3DJIFWpMzwUnc

LETRA

Pedaço de Mim
Chico Buarque

Oh, pedaço de mim
Oh, metade afastada de mim

Leva o teu olhar
Que a saudade é o pior tormento
É pior do que o esquecimento
É pior do que se entrevar

Oh, pedaço de mim
Oh, metade exilada de mim
Leva os teus sinais
Que a saudade dói como um barco
Que aos poucos descreve um arco
E evita atracar no cais

Oh, pedaço de mim
Oh, metade arrancada de mim
Leva o vulto teu
Que a saudade é o revés de um parto
A saudade é arrumar o quarto
Do filho que já morreu

Oh, pedaço de mim
Oh, metade amputada de mim
Leva o que há de ti
Que a saudade dói latejada
É assim como uma fisgada
No membro que já perdi

Oh, pedaço de mim
Oh, metade adorada de mim
Lava os olhos meus
Que a saudade é o pior castigo
E eu não quero levar comigo
A mortalha do amor
Adeus

Nenhum comentário:

Postar um comentário