Pesquisar este blog

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Lula desafia FHC: vamos comparar?


Por Altamiro Borges*

O infográfico acima, publicado no Valor Econômico na quinta-feira (21), explica porque o ex-presidente FHC anda tão amargurado.

Ele foge como o diabo da cruz das comparações entre o seu triste reinado e as gestões de Lula e Dilma.

Sabe que isto é fatal para o sonho tucano de retornar ao poder em 2014. Por isto ele se antecipou à festa dos dez anos do PT no governo e divulgou um vídeo criticando as comparações.

Para FHC, isto é “picuinha”, é “coisa de criança”. Na prática, ele parece uma criança mimada – ou um senil rejeitado!

No vídeo, o vaidoso ex-presidente resmungou: “Uma coisa engraçada é o modo de o PT comemorar. Em vez de ficar satisfeito com o que fez, não: fica falando o que o outro não fez... No meu governo, eu mudei o rumo do Brasil, que estava muito desorganizado”.

Ele só não explicou porque seus candidatos – duas vezes José Serra e uma vez Geraldo Alckmin – foram derrotados nas urnas. Também não explicou porque ambos tentaram ao máximo evitar a sua presença nos palanques e nos programas eleitorais de rádio e tevê.

Aécio Neves, o cambaleante presidenciável do PSDB, até que tentou nesta semana embelezar a “herança maldita” de FHC, o seu “guru”.

Em discurso no Senado, na quarta-feira, mesmo dia da festa que reuniu Lula e Dilma para comemorar os avanços dos últimos 10 anos, ele atacou os “13 fracassos do PT”.

Mas o senador mineiro não convenceu nem os tucanos. Alguns até criticaram o uso do número 13 – escolha que divulga a sigla adversária. Ele recebeu críticas também da mídia amiga, que sabe que as comparações são fatais.

Já Lula e Dilma deixaram explícito, na festança em São Paulo, que vão usar ao máximo os números expostos no infográfico acima para fustigar o PSDB, o principal partido da oposição neoliberal no Brasil.

Em seu discurso, o ex-presidente chamou os tucanos para a briga. “Eu vi o nosso querido ex-presidente nervoso dizendo ‘isso é coisa de criança, o PT não cresceu’. A gente ficar oito anos falando ‘nunca antes na história desse país’ irritou. Nós não temos medo de comparação”.

Lula também fustigou a mídia privada. “Na ausência dos partidos de oposição, um setor da imprensa faz oposição. Quando eu critico a imprensa, eles dizem: ‘Lula ataca a imprensa’. Quando me atacam, dizem: ‘A gente fez uma crítica’”.

Já a presidenta Dilma, que tem assumido uma postura política mais desenvolta e aguerrida, foi no mesmo rumo. Ela criticou a herança maldita de FHC e até deu umas alfinetadas, de leve, nos “estardalhaços” da mídia – o que mostra mais uma vez a incoerência do governo neste terreno.

* Blog do Miro

Um comentário:

  1. Não é comparação, isso é surra uai, o FHC não ganha em nenhum tópico.

    Hum, deve ser por isso que PSDB/DEM e outros da direita perderam 30 milhões de votos em 2012.

    ResponderExcluir